sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

21/01 La Paz - Cochabamba

Saímos por voltas das 8:00hs de La Paz, ou melhor do hotel, porque de La Paz mesmo acho que foi umas dez e pouco ou mais, o trânsito de La Paz é infernal, depois erramos o caminho da saída, estávamos indo em sentido ao Peru, aí tivemos que retornar por uma avenida cheia de vans, aliás aqui não existe transporte público, acho que 99% da população anda de Taxi, onibus ou vans, os taxis são "compartilhados" feito lotação, na maioria são 3 pessoas na frente, o motorista e dois passageiros e atrás quantos couberem, nas vans é a mesma coisa, não vi onibus lotado, somente vans e taxis. As vans e taxi tomam todas as pistas, param para passageiros a qualquer momento. Eles têm guarda de trânsito, mas os motoristas não respeitam os guardas, semáforos ou qualquer outra sinalização de trânsito.
Quando estávamos retornando do caminho para o Peru (errado), passamos pelo Evo Morales e sua comitiva, ele estáva indo tomar posse do novo mandato, passaram também por nós a comitiva do Brasil, o Lulla não veio então não sei quem era, somente tinham as bandeirinhas do Brasil.
Conseguimos então sair de La Paz, a estrada para Cochabamba é boa embora seja pista simples, passa por vários vilarejos, duas coisas são marcantes, várias crianças e velhos na estrada pedindo esmolas, elas ficam balançando as mãos. Também na estrada vários cachorros, eles ficam deitados no acostamento olhando para estrada.
Pedágio: a estrada é pedagiada, e você paga por localidade que você vai, chegamos a passar em pedágios que não pagamos nada, apenas apresentamos o ticket do outro pedágio, isto é interessante.
Chegamos em Cochabamba apesar do horário de trânsito, mas aqui já é um pouco mais tranquilo, mas mesmo assim parado e buzinam a todo o minuto, o farol abre eles buzinam, andam e param, não dá para entender as buzinas. Estamos a uns 2800msnm, bem melhor agora, um clima mais quente que em La Paz.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário