segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

18/01 - Puno - La Paz

Pela manhã fomos conhecer a cidade de Puno, fomos até um vilarejo onde tinha uma ruína da Deusa da Fertilidade, este lugar foi demolido pela igreja, mas restauram 2 falos.
Iríamos até uma outra cidade, para ver mais ruínas, mas resolvemos fechar a conta do Hotel e partir para La Paz, era quase meio dia, fechamos o hotel, fomos para a feirinha e almoçamos trutas.
Seguimos então para La Paz, o caminho contorna o Lago Titicaca, chegamos na fronteira de Peru-Bolivia, esta fronteira é quase uma terra de ninguém, fizemos os trâmites na imigração do Peru e partimos para a Bolivia, já na travessia da Ponte pagamos 5 solis (Peru).
Chegamos do lado boliviano e o guarda indicou para eu estacionar ao lado, temos que ir na aduana para dar entrada no carro e na imigração para os trâmites pessoais.
Na imigração tudo ok, mas na aduna, primeiro o guarda falou para eu esperar num guichê que pela poeira que estava lá, foi aberto na inauguração da fronteira, fiquei esperando e depois apareceu outro guarda e fomos para uma sala, pediu os documentos, preencheu um livro e caí no conto de perder 10 bolivares, porque achei tudo muito estranho, a entrada tem que ser registrada no computador, para caso algum outro posto tenha dúvida faz a pesquisa, voltei para a imigração e perguntei onde era a aduana e bingo, não era ali e sim alguns metros depois.
Pegamos o carro e fomos até lá, entrei e perguntei a um agente, ele pediu cópias dos documentos, do passaporte eu tinha mas do carro não, ao lado da aduana tinha uma copiadora, entreguei os documentos ele preencheu no computador imprimiu, assinou e beleza, estamos na Bolívia.
Entramos na rodovia e a primeira parada policial, documentos, salinha, tudo ok, e a pergunta tem algum para cooperar ou dou uma multa? Nisso entra um caminhoneiro, dá uma moedinha, o guarda diz olá e carimba o documento. Enfiei a mão no bolso e saíram umas moedinhas, dei 10 solis, achou pouco, pediu dólares, e completei mais 5 solis, todos sorriram, apertos de mãos e bem vindos a Bolívia.
Chegamos a La Paz, num caos, bem na hora do rush, trânsito parado, vans, passeata pela socialização, centro fechado e chuva, paramos num hotel e encontrei uma brasileira, como eu achei caro o hotel ela pediu para o guia indicar outro, ele indicou um onde estava fechada a via, mas falou que perto do estádio haviam outros, no caminho encontramos um BBB.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário