quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

19/01 La Paz - Manutenção do Carro

Tudo estava perfeito, como tenho o voltímetro no carro, ainda em Puno notei que a carga da bateria não estva sendo carregada perfeitamente, o correto é estar acima de 13 volts, ela estava em pouco menos de 12, começou também um certo barulho no alternador, o mesmo foi revisado em novembro.


Quando nós chegamos aqui no hotel, não quiz colocar o carro na garagem, porque fica no subsolo, coloquei num estacionamento ao lado.


Avisei o gerente do Hotel e ele se prontificou na manhã do dia 19, trazer um mecãnico de confiança, a noite procurei no MQG (Manual do Quebra Galho Land Rover, feito pelo Murillo Galvão), o que eu poderia fazer com o alternador e se havia alguma indicação de lojas de peças, mas não encontrei nada na Bolívia, alternador poderia ser o da Sprinter.


Tomei o café-da-manhã e perguntei pelo Gerente, a recepcionista ligou no celular dele e falou que em 30 minutos ele estaria chegando e com o mecãnico, demorou um pouco mais, aproveite para ir fazer um câmvio.


Quando retornei ele já havia chegado e com o "mecãnico", sabe quando você olha e pensa ferrou, mas aí pediu para ligar eu já havia falado que era o alternador, aí ele falou que tínhamos que ir até a mecãnica dele para retirar o alternador e levar no eletricista.


Se tem uma coisa que eu comprei e vale cada centavos é o Navegador, liguei o navegador e fomos até a mecãnica que fica num morro, no navegador não há as ruas da Bolívia, mas marca o trajeto feito. Chegamos na mecãnica e ao invés de mão na massa, todos ficaram admirando o carro, perguntando o preço, etcc.


Falei com o Santiago, vamos desmontar?


Eles nunca viram um Land Rover Defender, mas motor é motor, e começamos a desmontar, retiramos o alternador e fomos ao eletricista que fica em outra rua, chegamos lá, um rapaz de + - 20 anos foi desmontado o alternador, desmontado verificamos o que aconteceu, o rolamento estragou, mas também o porta carvão que é o regulador de voltagem estragou ele pediu para irmos ao torneiro para retirar o rolamento e comprar outro, fomos ao torneiro que na prensa retirou o rolamento, passamos numa casinha de autopeças e de um pote a mulher retirou o rolamento, melhor este do que nada. Voltamos ao eletricista entregamos o eixo e o novo rolamento, ele nos entregou o porta carvão e falou que somente iríamos encontrar em San Pedro, e falou que agora era hora de almoço em San Pedro e somente iriam retornar as 14:00hs, retornamos a mecãnica, falei para ele que iria almoçar que depois iríamos a San Pedro, que fica 30 minutos de onde estávamos.


Fui almoçar, sem correria comecei a notar onde eu estava, era um morro, um bairro bem afastado, mas numa esquina havia um restaurante, na porta como em São Paulo, havia o cardápio escrito numa placa com giz, entrei e falei que queria frango na chapa (Pollo a la plancha) com papas fritas, a mulher falou qualquer coisa que eu entendi que não tinha e somente aqueles, bom vamos lá paguei e peguei uma ficha azul.


Sentei e logo colocaram uma saladinha (tomate, cenoura e repolho, com uma fatia de presunto, tudo isto num pratinho, terminei e logo veio a sopa, uma sopa de legumes com um pedaço de carne, muito boa, aí o "garçom" perguntou qual o prato que eu queria, somente entendi um que era assado, optei por esse, uma carne com arroz e salada de maionese, nesta eu não mexi, comi a carne com arroz, sobremesa mamão, tudo isso por 1 dolar.

Nessas horas o melhor é aproveitar o momento, não é sempre assim, ao invés de lamentar o dia perdido o problema do carro, o melhor é aproveitar, jamais pensaria em subir um morro destes ou entrar num restaurante que não tem turistas ou muito "simples".

No restaurante somente bolíviamos e as cholas, um tentou negociar somente o prato principal pela metade do preço, ele estava com a esposa, mas não deu certo, teve que optar também pelo completo.

Voltei a mecãnica e o Santiago ainda não havia almoçado era umas 13:15hs, falei para ele ir almoçar que já estava quase na hora.

O Banheiro era atrás de uma pick-up, aqui e no Peru, sentiu vontade, faz ali mesmo, vi muitos fazendo nos jardins, no meio fio da avainida.

Pegamos a peça e saímos para San Pedro, pelo horário ele falou para irmos de Minibus (Van), como eu não tinha idéia do preço do taxi nem dei a opção, entramos na van, a van vai devagar e o motorista buzinando e o cobrador gritando o nome dos lugares (como em Sampa), no meio do trânsito descemos, San Pedro é uma praça e atrás dela fica uma rua onde tem todos as autopeças, 99% carros japoneses (Suzuki, Nissan, Toyota), alguns Ford, eram quase 14:00hs, e nenhuma loja aberta, depois descobrimos que somente ás 14:30hs. Quando algumas lojas começaram a abrir, lá fomos nós a perguntar se tinham a peça, uma indicou uma loja que poderia ter, mas a loja ainda não estava aberta, quando um senhor ficou ao lado da porta o Santiago perguntou sobre a peça e ele indicou outra loja, InterToyo, pelo nome dá para imaginar peças para Toyota, mas quando cheguei na loja e vi o logo da Land Rover, pensei uuufffa, mas a vendedora falou que não tinha, nem o alternador completo que o container ainda estava no Chile, mas indicou 2 outras lojas, lá fomos nós, na primeira uma distribuidora e nada, no caminho sempre perguntando nas outras lojas, na outra indicada Achamos!!, ou melhor o Santiago indicou, aí também pensei, vamos ver o quanto, perguntei o preço e começou, o computador está ligando e nada, ´pegaram o catálogo, mas não havia preços, mais um pouco e sai o cara falando 160 bolivianos, cerca de R$ 38, aproveitei também e comprei um rolamento melhor com marca conhecida (FAG). Voltamos de taxi, negociado pelo mesmo preço da Van.

Entregamos as peças no eletricista, ele pediu meia hora, voltamos para a mecãnica e logo vem o eletricista falando que o rolamento estava errado, o Santiado mediu no paquimetro e as dimensões eram as mesmas, então fomos ao torneiro para colocar na prensa, subimos mais um pouco o morro, colocamos e entregamos, resolvemos esperar ele terminar o serviço, montou o alternador e novamente problemas, como a carcaça do alternador ficou um pouco gasta ele falou que tínhamos que ir ao torneiro e mandar prender, eu falei do retentor do rolamento, mas ficou o ?????? como este alternador ficará de step, deixei eles fazer o serviço, foi colocado parafusos com arruelas segurando o rolamento (Gambiarra das bravas), voltamos ao eletricista montou e beleza passou no teste dele, o teste é feito com a música no último volume e ele rolando o eixo do alternador, é isso mesmo.

Agora já umas 17:30hs, é hora o Santiago voltar a trabalhar, a minha dúvida era será que ele vai se lembrar?, começamos a montar e beleza tudo no lugar, agora a carga na bateria, ele pegou uma bateria dois cabos e demos partida no carro, uffaaa pegou e começou a carregar a bateria o voltimeto voltou a ficar nos 13 e o rpm voltou a funcionar também, o Santiago ligou no celular do René e ele vei conferir a bateria 12v, tudo ok.

Agradeci á todos peguei um cartão para depois colocar no MQG, e fui até o Posto abastecer, abasteci e quando estava descendo a rua, começou a apitar o controle de água do radiador, parei na oficina do René e pedi um pouco de água, pronto agora sim, liguei o navegador e lá fui para o hotel que fica próximo ao estádio (minha referência), voltar pelo navegador é um pouco difícil, porque algumas ruas são contra-mão, só para melhorar, no estádio estava acontecendo o primeiro jogo entre Bolivar e The Strongest, é como um Corinthians e Palmeias, um cássico, ruas em volta ao estádio fechadas, o trãnsito parado (hora do rush), bom tentei voltar pelo navegador o negócio é perguntar, parei e um cara fez uma mapa, beleza cheguei.

Fomos jantar e onde estamos é próximo ao estádio então já viu, mas achamos um restaurante argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário