sábado, 9 de janeiro de 2010

09/01 - Lago Chungara

Hoje acordamos e fomos até o Lago Chungara, o tempo estava um pouco nublado, pelo caminho há varios povoados, a nossa idéia era ir até o Lago e na volta pararmos nos povoados, mas na ida resolvemos passar em Putre, uma bela recepção, um cortejo de defundo, pelo menos conhecemos um pouco da cultura, neste caminho até Chungara, a predominância é do povo Aymaras, são os pré-incaicos, ou os derrotados pelos Incas, Putre é um vilarejo e o que há para conhecermos, a Igreja já estava com o defundo sendo velado.
Seguimos então para o Lago, mais uns 80km, de Arica até o lago são uns 200km, e o caminho é todo por encostas das montanhas, saímos do nível do mar para em poucos km estar a 3.000msnm, Putre está a 3655msnm.
Paramos na "polícia" e fomos atendidos por uma llama, educada e faminta, fizemos as fotos e seguimos, logo começamos a ver as montanhas geladas.
Voltando ao caminho, tem duas curvas que é um cotovelo, que quem está subindo invade a pista de quem desce, quando estávamos voltando tinha uma placa para dar preferência a quem sobe.
Chegamos ao Lago Chungará é o lago mais alto do mundo navegável, ele está a 4550msnm, a vista é muito bacana, lago vulcão congelado, e outras montanhas também congeladas, também pudera, se estávamos na base da ha 4550msnm, imaginem o topo do vulcão. Fiz algumas fotos, mas começou aquela dorzinha de cabeça, e começamos a retornar, como conhecemos Putre as outras aldeias deixamos de lado, pois, deveriam ser todas iguais, e também sempre temos que rodar m pouco mais até chegar as aldeias.
No caminho vimos mais alguns geoglifos e llamas.
Abraços

Fotos

http://picasaweb.google.com.br/airton.lf/Ferias2010Parte5?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário