sábado, 18 de dezembro de 2010

18/12 - El Tigre

Buenos

Fomos visitar o Delta do Tigre, é uma cidade que fica alguns km de Buenos Aires, pegamos o metro até a estação de Trem de Retiro, é como a nossa estação da Luz, saem trens para várias partes, pegamos o que vai para Tigre.
Pelo caminho, logo que estamos saindo de BA, vemos uma imensa favela que percorre a linha do trem, mais um pouco adiante, o cenário muda e bastante, vemos casas com estruturas bonitas, com jardins, sótão, o trem não encheu muito consiguimos ir sentados numa boa, mas como o nosso trem há pessoas vendendo diversos produtos desde uma caneta com lupa até facas.
Chegamos a Estação de Tigre e andamos até o Rio onde ficam as embarcações, há 2 tipos de passeios, um que você escolhe o lugar onde quer descer, e outro um catamarã que vai e volta pelo mesmo caminho.
O Passeio pelo Tigre é um passeio pelo Delta, posso estar sendo redundante mas delta é ramificação de um rio em vário leques, e o Tigre faz isso, e surgem também várias ilhas, onde as pessoas constroem suas casas de veraneio ou de finais de semana, então um tipo de passeio é ir até um bar que fica numa ilha e passar o dia, alguns tem até áreas de esportes outros somente o restaurante e uma área para descanso, optamos pelo catamarã.
O Catamarã tem duas partes, a de baixo fica o restaurante e em cima uma área com cadeiras de alumínio um pouco desconfortável, nessas ilhas vivem cerca de 4.000 pessoas, e só conseguem chegar de barco, então temos o barco de táxi, o de mercado, o de gás, as mercadorias chegam a custar 20% a mais, já que há o custo do transporte, e quando um morador deseja algo ele deixa uma sacola branca no seu píer, tem todo tipo de moradia desde a mais simples até alguma mais legais, o monitor disse que as mais belas ficam no centro das ilhas, onde os barcos maiores não conseguem navegar, pois, dos leitos maiores saem pequenas "ruas" de rio para estas casas.
Em Tigre visitamos também o Porto de Frutas, pois é, pensei o mesmo teremos frutas de todos os tipos, mas lá não há frutas somente artesanatos.
A volta: Pegamos o trem para Retiro (estação da Luz de BA), poucos passageiros, sentamos sossegados, chegamos beleza. Agora vamos pegar o metro até a 9 de Julyo, descemos até a estação, já um pouco lotada, mas conseguimos sentar, entra também um povo de uma passeata (o que não falta é passeata e reinvindicações), com tambores e tocando os mesmos, mas foram para outro lado, mais uma estação e povo entrando, uma estação ante da qual deceríamos, tive que segurar um homem para ele não cair em cima da Vitória, pensei fu...não dava para levantar antes, tinha que descer na hora que o metro parasse, avisei para a Vitória, na hora que parar levantamos e permisso,permisso e vamos embora, a Isabel estava do outro lado sozinha, o metro parou, levantamos e para a nossa sorte um "miudinho" também iria descer, para terem uma idéia eu agarrei no braço do cara a Vitória no meu e descemos, a Isabel veio logo atrás de nós, hahahaha isto era horário de rush..
Chegamos no hotel e nosso vizinhos acampados (indios), estavam se arrumando para fecharem novamente parte da 9 e Julyo, os caras são fo... esperam chegar a hora do rush para fecharem a avenida e tudo vira aquela mer.. de trânsito nego buzinando, mas eles não estão nem ai.
Depois decidimos procurar outro hotel, não pelo indios, mas pelo hotel que nada funciona, a televisão ela fala que é problema da TV a Cabo e o AR estava funcionando mas agora não, procuramos agora do lado da Plaza de Mayo cansamos de atravessar a 9 de Julyo, é a avenida mais larga.